Pesquisar este blog

sábado, 30 de agosto de 2014

Visita a exposições em Belo Horizonte

O Blog Viagens pelo Brasil visitou quatro exposições de arte e fotografia hoje (30/8) em Belo Horizonte. Todas elas com entrada franca. Um dos pontos positivos ultimamente na capital mineira: excelentes oportunidades de acompanhar a cultura nacional e internacional por meio da arte e gratuitamente! Neste fim de semana, por exemplo, é realizada a Virada Cultural. No evento, mais de 460 atrações entre exposições, teatro, shows de música, cinema, literatura... Palcos foram espalhados em diversas praças e ruas de BH

Por causa da Virada Cultural, museus estenderam o horário de funcionamento e, assim, a Casa Fiat de Cultura ficou aberta de 10 às 22 horas e não a partir das 14 horas como comumente acontece. Então, aproveitei a manhã para acompanhar uma exposição que estava me enchendo os olhos desde que foi anunciada: Barroco Itália Brasil - Prata e Ouro. Ela pode ser conferida até o dia 7 de setembro. São esculturas maravilhosas que retratam a história, cultura do velho mundo e do Brasil. De um lado, todo o esplendor da prata italiana. De outro, o luxo e o brilho do ouro brasileiro, principalmente, das Minas Gerais. Marcam presença artistas expoentes e, em se tratando disso, claro que não poderia faltar Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Com certeza, algo que resume esta mostra é a exuberância!




Em outro andar da Casa Fiat de Cultura, é a vez de apreciar verdadeiras obras de arte criadas pelas mãos do estilista mineiro Ronaldo Fraga, inspirado em Portinari, por meio da exposição Recosturando Portinari, por Ronaldo Fraga. Ela fica em cartaz até o dia 26 de outubro. O visitante pode acompanhar, também, todo o processo de restauração do quadro de Portinari Civilização Mineira (1959). Ele representa a mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte. Simplesmente magnífico! É, sem dúvida, a fusão da arte e da moda.


  

  

  
  







O painel restaurado está em exposição já no hall de entrada do museu. Grande, medindo 2,34m X 8,14m, lembra, guardadas as proporções, a imponência do painel Guerra e Paz, com aproximadamente 14 X 10m, também de Portinari, que está na sede das Nações Unidas em Nova Iorque e que ano passado também ficou exposto em Belo Horizonte na reabertura  do Cine Theatro Brasil Vallourec. Na oportunidade, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL conferiu.   


Painel Guerra e Paz, no Cine Theatro Brasil
Painel Guerra e Paz, no Cine Theatro Brasil
Já no museu Inimá de Paula, outro destaque mineiro: fotos de Sebastião Salgado. A exposição Êxodos tem imagens tiradas em seis anos de trabalho  em viagens a 40 países. E, como diz o próprio Sebastião Salgado na apresentação: "Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”. 

São retratados cinco temas de Êxodos: África, Luta pela Terra, Refugiados e Migrados, Megacidades e Retratos de Crianças. São fotos fortes, que impactam ao mostrar fuga, refugiados, conflito de terra... Emociona!















No último andar do prédio, a artista plástica mineira Solange Raso expõe seu trabalho em Natureza InVisível. Cores fortes e vivas representam a natureza colorindo e enchendo de alegria os olhos de quem a visita. Infelizmente, já está terminando. Ela pode ser vista apenas amanhã, dia 31/8. 






O acervo permanente do museu Inimá de Paula é do pintor Inimá. São cerca de 80 obras, inclusive, autorretratos. 



Visitei e recomendo: 

Circuito Cultural da Praça da Liberdade

Casa Fiat de Cultura

Museu Inimá de Paula


Localização:

A Casa Fiat de Cultura fica na praça da Liberdade, 10 e o Museu Inimá de Paula, na rua da Bahia, 1201




Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


* Texto e fotos: Karina Motta


3 comentários:

  1. Olá, queria seguir teu blog , mas não encontrei a opção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janete! Obrigada pelo interesse. No começo, eu havia adicionado este recurso, mas, depois de um tempo retirei da página para investir mesmo no facebook. Se você tiver perfil lá, adicione o Blog Viagens pelo Brasil (www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil), que irá receber todas as atualizações. Além disso, no final desta página, há o recurso para receber as atualizações do Blog Viagens pelo Brasil. Basta cadastrar seu e-mail, que se manterá informada de todas as publicações e novidades em nossa página. Seja sempre muito bem-vinda e, mais uma vez, obrigada!

      Excluir
    2. Blog Viagens pelo Brasil1 de outubro de 2014 às 07:16

      Em atenção a você, Janete, acabo de transferir o link com o cadastramento de e-mails para o topo da página do blog. Assim, os interessados pelo Blog Viagens pelo Brasil poderão acessar mais facilmente este recurso e receberem sempre nossas atualizações. Grata!

      Excluir