Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Conhecendo Bento Gonçalves/RS

Principais pontos turísticos da cidade

Pipa pórtico recepciona visitantes
Afora os pontos turísticos de Bento Gonçalves que julgo merecerem e terão posts específicos como as igrejas e passeios/roteiros opcionais, tratarei dos demais que visitei aqui. As casas de madeira são muito encontradas em toda cidade. Outras tantas são de alvenaria e, em alguns lugares, também são encontradas edificações em pedra basalto aparente, rocha muito encontrada na região. Porém, diferente do que pude conferir em Florianópolis onde também vi isso, mas, em Floripa, as casas feitas de madeira aparecem em locais específicos. Ou em bairros menos abastados ou próximos ao mar. Pelo menos foi essa impressão que tive.

Memorial do Imigrante com a igreja São Bento ao fundo
Memorial e praças – Ao lado da igreja São Bento, fica o Memorial do Imigrante. É uma
homenagem ao povo que colonizou a região. Ele foi inaugurado em 2005, quando se comemorou 130 anos da imigração italiana do Rio Grande do Sul. O monumento, criado por Gustavo Nackle, é em bronze e pesa 120 toneladas. Ao redor deste lugar, também tem a praça Achyles Mincarone.

Igreja São Bento




Praça Achyles Mincarone
Praça Rui Lorenzi e Matriz Cristo Rei
A praça Padre Rui Lorenzi, conhecida como praça das Rosas é onde está localizada a Matriz Cristo Rei, em estilo gótico, que foi inaugurada em 1945. Já a praça Centenário é grande e tem até pista de skate.

Na entrada da cidade, o pipa pórtico dá as boas vindas aos turistas. Pipa é uma barrica de madeira utilizada para armazenar ou transportar vinho. O portal foi construído em 1985 e ele tem 17 metros de altura.
E na cidade onde imperam os descendentes de italianos, claro que não podia faltar vários monumentos que homenageiam os imigrantes e também prédios históricos de arquitetura maravilhosa e detalhes que lembram a Europa como é o belo Palácio Municipal, que foi inaugurado em 1902. Possui arquitetura neoclássica com influência portuguesa.

Palácio Municipal
O charme da cidade está na Via del Vino. Foi no entorno desta rua histórica que Bento Gonçalves começou a se desenvolver e é onde tem várias lojas e prédios públicos, além da Calçada da Arte, onde obras de artistas locais ficam dispostas no piso.  Há sobrados que abrigaram famílias tradicionais e prédios que funcionaram como bancos e clubes, além de espaços como o Santuário de Santo Antônio e a Praça Walter Galassi e a Prefeitura Municipal. A Via del Vino é a principal do município e onde fica La Fontana, um chafariz que jorra água na cor de vinho. Nesta via se encontram os prédios mais antigos do município.






Como a proposta da nossa viagem era o romantismo, com as comemorações dos meus 40 anos de vida e 10 anos de namoro, todos os dias aproveitávamos o ofurô do hotel Laghetto Viverone onde ficamos hospedados. Da janela e também do quarto, tínhamos uma parte da vista privilegiada da cidade.
Vista do bairro São Bento
Achei interessante que, ao andar pela cidade, sempre nos esbarrarmos em uma fruteira. Este é o nome que dão aos mini-mercadinhos. Em princípio, pensei que fossem os sacolões que conheço em Minas Gerais, mas, ao entrar em alguns, percebi que são mercearias. Têm de tudo um pouco.

A alta temporada é no inverno e em dias muito frios chega até a nevar na cidade (nos contaram que próximo à igreja São Bento, onde ficamos hospedados, neva). Já o verão é a época da colheita das uvas, quando os turistas podem acompanhar e participar do processo, inclusive, da pisa das uvas. Fomos no verão, mas, não quisemos participar da pisa porque soubemos que, com a industrialização, este processo não é muito usado atualmente, porém, permanece a tradição, entretanto, privilegiei outros passeios.



Localização:

Região Sul do Brasil. Município do estado do Rio Grande do Sul.

De avião, o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, fica a 120 km.


Visitei e recomendo:

Memorial do Imigrante
Praça Achyles Mincarone.
Praça Padre Rui Lorenzi ou das Rosas
Matriz Cristo Rei
Praça Centenário
Pipa pórtico
Palácio Municipal
Via del Vino
Santuário de Santo Antônio
Praça Walter Galassi
Prefeitura Municipal
La Fontana

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário