Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Um brinde à vida em Bento Gonçalves/RS!


Na Serra Gaúcha, a Capital dos vinhos foi o destino escolhido para a comemoração dos meus 40 anos

Adoro vinhos, amo viajar e queria comemorar meu aniversário de 40 anos de idade e também os 10 anos de namoro com meu marido de modo especial... E a dúvida logo apareceu, pois, também gosto de reunir amigos e família nem que seja para comer um bolinho. Então pensei: faço uma festa ou invisto em conhecer um lugar diferente neste Brasil e, mesmo não sendo uma decisão fácil, pensei, pensei, pensei... e fiquei com a segunda opção. Decidido o que faria, surgiu outra dúvida: qual o lugar perfeito, inesquecível para tal ocasião? Daí que me lembrei de uma reportagem de turismo da TV em que dentre as diversas vinícolas de Bento Gonçalves/RS, a Capital dos vinhos no Brasil, havia uma que oferecia um evento especial, um piquenique muito charmoso, romântico embaixo dos parreirais. As dúvidas se dissiparam. Com certeza, este era o modo perfeito para marcar datas tão importantes!


Edredon nos parreirais ­­– Começou, então, minha saga para garantir a vaga neste evento. Com três meses de an-tecedência, reservei a data. E, como nenhuma operadora de turismo fazia este passeio específico, combinei tudo com a enóloga e responsável pela vinícola Cristofoli, Bruna Cristofoli, que organizou tudo com o maior carinho. O Edredon nos Parreirais é bem concorrido, por ser evento privativo a um grupo de no máximo seis pessoas. Outras vinícolas ofereciam algo parecido, mas, não com privacidade. Ao longo do parreiral, espalham nichos para diversas famílias, casais apreciarem o piquenique pitoresco, mas, não era isso que eu queria. Estava atrás de curtir meus 40 e o aniversário de namoro apenas com a companhia do meu marido e da natureza.

Dias antes soube que uma moça queria o mesmo dia que o meu para fazer surpresa para o namorado dela e fez de tudo para a Bruna me convencer a desistir da data, porém, pelo menos dessa vez, minha ansiedade agiu a meu favor. Quando ela decidiu fechar a data, eu já havia não só reservado como também pago a reserva. Mesmo assim, na hora de irmos para o parreiral, ainda havia uma senhora querendo comprar de mim a data e, claro, foi impossível.

Um dia magnífico! Primeiro conhecemos a vinícola e toda a história da família, que começou com a vinda de Ângelo Cristofoli de Treviso, na Itália, para o Brasil em 1890. No Spazio del Vino, que fica no porão da casa da Família e é a loja, a tia de Bruna foi perguntá-la sobre algo e, apesar de garantirem que ela estava falando português, não conseguimos entender uma só palavra do que ela disse. Foi interessante, pois, havia lido que muitas pessoas mantém dialetos italianos em Bento Gonçalves. Podia até ser português que ela estava falando, mas, que tinha uma grande dose de outra língua também ah isso tinha.

Degustamos vinhos e, finalmente, escolhemos as garrafas que iríamos levar para o edredon. Cada detalhe iluminou meus olhos. Um pergolado coberto com um tecido fininho no meio do parreiral, grandes almofadas e um edredon muito grosso garantiram o conforto e o aconchego sob a sombra das videiras e música ambiente. Uma enorme bandeja com geleia caseira de figo, frios, queijo branco com molho pesto, torradas, tomate seco e, claro, uvas de mesa fecharam os tira-gostos para acompanharem os dois vinhos escolhidos por nós. Um deles, o sangiovese, é uma uva pouco cultivada no Brasil, porém, o vinho tinto é delicioso, jovem, com boa intensidade e aroma frutado. O outro foi um clássico Carbenet Sauvignon. Macio e com equilibrada acidez.

Por fim, meu marido ainda foi buscar mais uma garrafa de espumante e fizemos o último brinde do dia à luz de velas e da lua. Foi realmente a festa que eu merecia. Ficamos até a noite o que permitiu que castiçais feitos com garrafas de vinho fossem acesos. Magnífico! Tudo um charme, romântico ao extremo. Foi uma injeção de ânimo para os próximos 40 anos da minha vida. Realmente este evento condiz com o slogan da vinícola: “Edredon nos parreirais – Uma experiência única! É o que preparamos para você viver!”. Simplesmente assim. Assino embaixo e recomendo este momento memorável. Daí o motivo de ser tão concorrido. É realmente perfeito!


Rota das Cantinas Históricas – A Cristofoli fica na rota das cantinas históricas a 15 minutos do centro de Bento Gonçalves, no distrito de Faria Lemos. No caminho para a vinícola, paramos na igreja e no mirante da cidade. Uma vista esplendorosa do morro do campanário, o Vale Aurora, onde fica a maioria dos cooperados da vinícola Aurora. Da torre no terreno da igreja, a paisagem é ainda mais esplendorosa pelo que nos contaram, mas, infelizmente, o acesso estava bloqueado. Mas da altura que vimos, só este cenário foi suficiente para nos dar o gostinho do quão mágica seria nossa comemoração em alto estilo.

Valeu a pena! Brindar a vida, brindar o amor... Melhor forma de comemorar meus quarenta anos. Um sonho mesmo!

  
  Localização:

Bento Gonçalves fica na região Sul do Brasil. É um município do estado do Rio Grande do Sul. Especificamente a Rota das Cantinas Históricas, fica no distrito de Faria Lemos, a 15 minutos do centro de Bento Gonçalves.

O aeroporto mais próximo da cidade fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, Capital do estado, fica a 120 km.

Visitei e recomendo: 

Rota das Cantinas Históricas
Distrito de Faria Lemos
Morro do Campanário
Vale Aurora
Vinícola Cristofoli
Edredon nos Parreirais

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                             *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

2 comentários:

  1. Muito Legal Teu passeio Karina , estarei recomendado a esposa para dar uma olhada , com certeza ela ficará interessada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Edivaldo. Fico feliz em ter ajudado. Pode recomendar o passeio à sua esposa, pois, garanto que irão adorar.

      Excluir