Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de junho de 2015

Degustação de vinhos em Bento Gonçalves/RS além do Vale dos Vinhedos


Atenção: Terceira e última parte sobre a visita às vinícolas da região do Vale dos Vinhedos, no Rio
Grande do Sul. Neste post, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL fala sobre uma vinícola localizada no roteiro Caminhos de Pedra e também sobre a cidade dos espumantes. Semana que vem retomamos outros temas do Rio Grande do Sul.

O BLOG VIAGENS PELO BRASIL Também visitou vinícolas fora do Vale dos Vinhedos e passamos por Garibaldi, município referência em espumantes

Fora do Vale dos Vinhedos, visitamos algumas vinícolas em roteiros separados. Na Rota das Cantinas Históricas, temos post exclusivo sobre o evento que participamos na vinícola Cristofoli, o Edredon nos Parreirais. Vale a pena conferir! No roteiro Caminhos de Pedra, fomos até a vinícola Salvati & Sirena. Tivemos a oportunidade de passarmos também por Garibaldi, região dos espumantes.

Ficamos encantados com a Salvati & Sirena pela boa recepção, simpatia e atenção com que fomos recebidos pelo dono. O modo descontraído como ele explicou tudo sobre a vinícola e sobre degustação de vinhos foi maravilhoso e diferenciado.

A história da vinícola começou com o enólogo Silvério Salvati em parceria com a família Sirena em 1994. A arquitetura do local é bastante peculiar. Durante nove anos foram extraídas pedras basálticas do local para a construção da Salvati. Em forma octogonal, o ambiente é amplo e aconchegante. As pipas de madeira compõem o lugar e servem para o envelhecimento do vinho.

Na degustação, muito descontraidamente, o sr. Salvati nos explicou qual a melhor maneira de degustar e descobrir todos os sabores e aromas do vinho. Experimentamos um Peverella, o que tem traços de pimenta e fiquei enlouquecida por ele. Esta foi a primeira variedade de uva branca vinda do norte da Itália para o Brasil. O nome vem de pevero, que significa pimenta. O vinho é levemente picante e refrescante. Foi o que mais gostei de ter conhecido, principalmente, pelo toque apimentado.

Espumantes - No passeio de maria-fumaça e ao
sermos conduzidos aos programas que escolhemos, passamos por cidades como Garibaldi, onde fica a chandon, que é famosa pelos espumantes. A primeira vez que experimentei um espumante de qualidade foi o chandon. Até hoje aprecio bastante.

A cidade é conhecida como a capital do espumante no Brasil. Além da Chandon, possui as vinícolas Peterlongo e Dom Laurindo, premiadas internacionalmente. Há um local também que serviu de locação para o filme Brava Gente Italiana.


Localização:
Região Sul do Brasil. Município do estado do Rio Grande do Sul.

De avião, o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, fica a 120 km.


Visitei e recomendo:
Vale dos Vinhedos
Parreirais
Vinícolas: destaco das que visitei, a Salvati & Sirena, a Salton e a Cave de Pedra


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil



*Texto e crédito das fotos: Karina Motta




Nenhum comentário:

Postar um comentário