Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Nova Lima/MG - heranças do minério, baladas e cerveja artesanal

Patrimônio cultural da cidade é diversificado.  Nova Lima conta com opções turísticas para todos os gostos, desde o ecológico até o cultural

retirada do site da Prefeitura de Nova Lima
A mineração impulsionou o crescimento de Nova Lima, que fica bem próxima à Capital mineira. O
ouro e o minério de ferro estão nos patrimônios histórico e cultural da cidade. Ao chegar ao município, uma escavadeira e esculturas de ferro estão na entrada, fazendo referência às origens do lugar, que é a exploração do minério.

A cultura local é influenciada pelos imigrantes ingleses, inclusive na gastronomia. Os nova-limenses guardam a tradição de preparar um típico bolo natalino com nozes, avelãs, castanhas, passas e frutas cristalizadas, como os cakes britânicos, mas, aqui ele é chamado queca. Inclusive, o nome vem daí. Dizem que como não conseguiam falar cake, chamavam o bolo de queca e ficou. Na época da exploração do ouro, a mina do Morro Velho, de propriedade de um grupo inglês se instalou na cidade. 
   
Arquitetura – A maioria das construções de Nova Lima preservam características da grande influência inglesa na cidade, principalmente, no bairro das Quintas. Aliás, o município é conhecido pelos condomínios residenciais de luxo, que se tornaram alternativa para aqueles que preferem morar longe dos centros urbanos e rodeados pela natureza, como é o caso da mata do Jambreiro.

A  praça central, chamada Bernadino de Lima,  já é por si uma atração à parte. Ela congrega um conjunto de prédios arquitetônicos que chama a atenção, com a Matriz Nossa Senhora do Pilar e o Teatro Manuel Franzen de Lima. Na matriz, os altares são obras de Aleijadinho. O prédio tem influências renascentistas. Antes, era apenas uma capela muito simples, que foi demolida para dar lugar à igreja.

Fui ao teatro uma vez para assistir a uma apresentação de um cantor local. O lugar é lindo, com projeto do italiano Rafaello Berti e tem capacidade para cerca de 800 pessoas. Ele é tombado pelo Conselho Consultivo de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima.

Badalação – A cidade também é referência para quem quer curtir uma balada chique, com bares e boates para todos os estilos de música. A região ficou conhecida como Seis Pistas. Tem ainda o Chalezinho. Muito romântico, luz de velas, música ao piano e fondue... Visitei, ainda, a pizzaria Jambreiro e gostei. A cidade abriga, inclusive, o Hard Rock Café, localizado em outro ponto turístico da cidade bastante visitado, que é a Torre Alta Vila. Ela tem 101 metros de altura, com revestimento em aço inoxidável. No último andar, é toda em vidro o que permite uma vista de 360° de toda a cidade de Belo Horizonte e outros municípios vizinhos.

Agora, para quem gosta de praticar esportes náuticos, o endereço certo é a Lagoa dos Ingleses, uma barragem artificial construída em 1937.
Atualmente, o que vem despontando na cidade é a cerveja artesanal. Por conta disso, foi criada até a Uaiktoberfest, a festa da cerveja artesanal mineira. Geralmente ela é realizada em outubro. O BLOG VIAGENS PELO BRASIL visitou uma vez e aprovou. Aliás, Minas Gerais está entre os maiores produtores de cerveja artesanal do país. Na cidade, há tanto o pequeno quanto o grande produtor, como a Krug Bier.


Localização:

Nova Lima faz parte da Estrada Real, fica na região Central de Belo Horizonte e dista 22 km da Capital mineira.


Visitei e recomendo: 
Praça Bernadino de Lima
Matriz Nossa Senhora do Pilar
Teatro Manuel Franzen de Lima
Hard Rock Café
Torre Alta Vila



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e crédito das fotos: Karina Motta - exceto a panorâmica, que é da Prefeitura de Nova Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário