Pesquisar este blog

sábado, 17 de dezembro de 2016

Influência alemã em Canela/RS

A exemplo de Santa Catarina, o Rio Grande do Sul também recebeu imigrantes alemães e a cultura é bem presente na arquitetura, gastronomia... A cidade de Nova Petrópolis é bem característica, mas, iremos tratar dela em post específico. Foi lá, inclusive, que participamos da Noite Alemã no exato dia em que nos casamos para comemorarmos nossas bodas. E há, ainda, dois parques específicos em homenagem e que contam a história da imigração alemã.

Em Canela, o Castelinho Caracol, uma das primeiras casas da cidade, pretende resgatar os costumes dos imigrantes alemães. Ele já foi palco para o filme brasileiro As Filhas do Fogo e da novela Vida da Gente, da Globo.

São 18 cômodos, que preservam móveis, louças, talheres, roupas, sapatos, brinquedos, instrumentos musicais originais da época da sua construção. Tudo faz parte do acervo da família Franzen, idealizadora do castelo.

Uma das delícias servidas lá, na sala de chá para os visitante também é tradicional: o Apfelstrudel (torta de maçã alemã), uma receita de família. O doce pode ser levado para casa se quiser. Ele é assado na cozinha em um fogão a lenha de 1915, que funciona até hoje, assa a torta típica e o cheiro que vem da cozinha é delicioso. Essa delícia é acompanhada de creme de nata ou sorvete de creme e chá de maçã ou chocolate quente.

No jardim, árvores, flores e um cantinho com uma escultura de Cristo. Próximo, fica a carpintaria onde eram trabalhadas as madeiras utilizadas na construção do castelo e os móveis eram fabricados.
  











Cervejaria do FarolUma outra influência alemã bem presente em Canela é a cerveja artesanal. O BLOG VIAGENS PELO BRASIL foi conferir uma de perto: a Cervejaria do Farol. A tradição da fabricação desta cerveja começou na Alemanha com a família Basch há mais de 240 anos e chegou em Canela no ano de 2003. Visitamos a fábrica e nos deliciamos com a culinária oferecida pelos diversos espaços gourmets do local. Foi bom conhecer todo o processo de fabricação. Lembrei-me muito da Uaiktoberfest, que o BLOG VIAGENS PELO BRASIL visitou em Nova Lima, Minas Gerais, cidade que também está virando referência em cervejas artesanais.

Ao visitar a fábrica, o ingresso inclui uma tábua de degustação com seis tipos de cervejas diferentes. Experimentei todas, mas, minha preferida mesmo sempre é a de trigo. A curiosidade foi uma com gosto de defumado. Bem diferente de tudo que já experimentei em cerveja artesanal.

O lugar onde fica a fábrica é lindo. São quatro hectares de uma paisagem incrível e é referência de moradores e turistas para um happy  hour. Do alto da torre panorâmica, com 32 metros de altura, é possível vislumbrar toda a cidade. Porém, como era necessário subir 137 degraus e já havíamos consumido um tanto a mais as cervejas, preferimos deixar para apreciarmos a vista em outro momento.

Para o jantar, resolvemos experimentar um marreco na cerveja e copa-lombo. O primeiro prato serviu para substituirmos uma pequena frustração que tivemos. Uma colega do meu marido, quando soube que visitaríamos Gramado, indicou-nos o bolinho de marreco em um determinado restaurante. Ela estava bem empolgada com a iguaria e queríamos muito comer, mas, ao irmos ao restaurante indicado, fomos informados que o bolinho havia saído do cardápio. Pedimos desculpas e nos retiramos, pois, ele era especialista em comida alemã e já havíamos comido o melhor da culinária alemã no restaurante Torquês. Foi uma pena, mas, logo superamos a pequena decepção, pois, o marreco da Farol estava delicioso.













Localização:
Apenas 10 km separam Canela de Gramado, por isso, visitar uma cidade implica conhecer a outra. Gramado fica na Serra Gaúcha e fica a 125 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. E a distância entre Canela e Porto Alegre é de 132 km.


Visitei e recomendo: 
Castelinho Caracol
Cervejaria Farol
Restaurante Torquês


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                       *Texto e fotos: Karina Motta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário