Pesquisar este blog

domingo, 11 de junho de 2017

Centro, Museus e mercados de Sergipe

E como o BLOG VIAGENS PELO BRASIL não dispensa conhecer um museu, mesmo estando na praia, sempre arranjamos um tempinho para visitar alguns. Fomos ao Museu da Gente Sergipana, que fica em um prédio histórico de 1926. A interatividade é o ponto alto para mostrar a cultura do estado.


Há um espelho em que, diante dele, trajes típicos se moldam ao corpo do visitante. É muito divertido! A projeção de um feirante que conversa com o turista tentando vender algo. É engraçadíssimo. Ao girar um carrossel, imagens das cidades históricas do estado aparecem na parede.






Em outra sala, brincadeiras como jogo da memória, pião e amarelinha todos digitais animam adultos e crianças. Há outro espaço dedicado à culinária. O nome do prato aparece e você tem que colocar na panela os ingredientes que você acha fazerem parte dele e também uma fazenda digital para você cuidar dela.

  


E se o nordeste tem muito repente, há um espaço dedicado aos repentistas e propõe uma brincadeira muito interessante: o turista espera a deixa e canta a resposta sobre o tema proposto. Se quiser, ainda tem a possibilidade de publicar a gravação na internet. Ao lado, é a literatura de cordel. Você grava sua leitura e também pode postá-la diretamente no youtube.


E, se a linguagem é diferenciada, há um painel explicando as palavras e expressões típicas da região. Eu mesma, ao tomar café da manhã pela primeira vez no hotel, vi que tinha bolo de puba. Fui logo perguntar o que era e a moça me explicou que era massa de mandioca, ou macaxeira para eles. Pelo menos, essa eu já conhecia quando cheguei a esta instalação. 


Agora o mais interessante mesmo é você subir em um barquinho e  na parede, em uma projeção de 360°, vai passando as paisagens, fauna e flora de Sergipe. Parece que o barco está em movimento, mas é só impressão. Apenas as imagens vão se movendo na parede.          
        
  
              


Em Canindé do São Francisco, também visitamos o museu de Arqueologia de Xingó, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele é todo autoexplicativo e foi criado para pesquisar e preservar o patrimônio arqueológico do Baixo São Francisco, que foi inundado com a construção da hidrelétrica do Xingó e todo o material salvo pela universidade entre 1988 à 1997.









Já no Mercados Municipais Albano e Antônio Franco, o turista encontra muito artesanato, cerâmica, farinha, rapadura, castanha de caju, que eu amo e outros produtos típicos. Achei um doce de caju recheado com doce de leite que é maravilhoso! Na verdade são dois mercados. No outro, encontram-se os peixes e as frutas e verduras. 

  

  
  



  


Bem próximo, é possível conhecer o Centro Histórico. Há alguns casarios de arquitetura muito bela, como o Palácio Museu Olímpio Campos. No passeio, conhecemos a orla da Atalaia, o mangue preservado em pleno centro da cidade, ciclovia... O antigo farol, o antigo prédio da prefeitura, da Câmara e da Procuradoria, além do Centro de Turismo, que está em reforma, também são vistos.


  
  

  

  
  
  

  
  


Os arcos da orla representam as fases da construção da mesma. Passamos também pela Passarela do Caranguejo onde há uma escultura enorme de um caranguejo. E pela ponte estaiada também.






Localização:
Capital do estado do Sergipe.


Visitei e recomendo:

Museu da Gente Sergipana
Centro Histórico
Mercados Municipais Albano e Antônio Franco
Ponte Estaiada
Centro de Turismo
Passarela do Caranguejo

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil



*Texto e fotos: Karina Motta

Acesse os demais posts sobre essa viagem. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário