Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A Epopeia Italiana em Bento Gonçalves/RS

Excelente teatro, que mostra a vida dos imigrantes italianos no Brasil

Nosso receptivo no Rio Grande do Sul foi a agência Giordani Turismo. Eles são descen-dentes de um dos primeiros casais italianos a chegarem ao Brasil e, para reviver toda essa história e homenagear os imigrantes, eles também criaram o Parque Temático Epopeia Italiana, que revive a saga dos imigrantes italianos para chegarem e se estabelecerem no Brasil além de manterem um passeio diferenciado de Maria Fumaça, que será alvo de post específico.
No parque, a história começa a ser contada a partir dos anos de 1875, quando os primeiros italianos chegaram à região sul do Brasil. A atmosfera e ambientação é toda montada em cenários e atores caracterizados encenam o período da imigração e ainda propõem interação com o público, chamando alguns para participarem efetivamente do teatro. Os atores usam roupas típicas. Você é transportado para o século XIX. Foi emocionante para mim que não sou descendente de italiano, imagino para quem é.


Guerra, seca, miséria, fome, mortes fizeram com que as populações pobres do interior da Itália acreditassem que o Brasil seria o paraíso e que o dinheiro brotaria do chão, mas, não foi bem assim. Ao chegarem aqui, mais dificuldades a serem enfrentadas como ter que providenciar alimento, sem falar no caminho e transporte. A travessia do oceano Atlântico sem nenhum conforto. Porém, conseguiram vencer as dificuldades e se estabeleceram na região.


Logo perceberam que o terreno era bom para plantar uvas e, então, começaram o cultivo da fruta e começaram a fazer vinho. A partir dos anos 1960, a cidade transformou-se em atração turística, com cozinha de primeira e vinhos cada vez mais reconhecidos no exterior.
A Epopeia Italiana foca a história do casal Lázaro e Rosa Giordani, bisavós dos idealizadores do
parque. A proposta é envolver todos os visitantes em uma atmosfera de volta ao passado. Já no início do espetáculo, os turistas que estão visitando o parque embarcam em uma réplica dos navios que trouxeram os imigrantes, assistem a um pequeno vídeo, depois acompanham e passam pelas mesmas adaptações que precisaram fazer para viverem aqui no Brasil até terminar na cidade que se formou e daí todos são convidados a tomar um bom suco de uva ou vinho, acompanhados das quitandas caseiras na cozinha cenográfica do parque. Quem quiser, ainda pode vestir figurinos de época e tirar fotos nos cenários específicos e levar essa recordação para casa.
No total, o parque possui 2000 metros de área construída onde foram montados nove ambientes diferentes para retratar a história dos imigrantes italianos. Aqui, você realmente revive o passado e se sente um verdadeiro imigrante italiano!



  

Localização:
Região Sul do Brasil. Município do estado do Rio Grande do Sul.

De avião, o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, fica a 120 km.


Visitei e recomendo:
Parque Temático Epopeia Italiana

Conheça também e curta nossa página no facebook: 

www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto e crédito das fotos: Karina Motta



Nenhum comentário:

Postar um comentário